Paula Iglésias-Ferreira

Paula Iglésias-Ferreira é licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL, 2000), onde concluiu a Pós-graduação em Farmácia Comunitária em 2003. Estagiou em farmácia comunitária no Reino Unido e na Finlândia. É mestre em Farmácia Assistencial pela Universidade de Granada, Espanha (2005).

Iniciou a sua atividade docente em 1997, ainda enquanto estudante, como Monitora do Sub-grupo da Sócio-Farmácia da FFUL, onde colaborou até 2001. De 2001 a 2007, foi Assistente no Instituto Superior de Saúde Egas Moniz, lecionando Saúde Pública.

De 2002 a 2010, trabalhou como Professora Auxiliar Convidada na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), onde lecionou Farmacoepidemiologia, Saúde Pública e Seguimento Farmacoterapêutico na “antiga” licenciatura e no Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Foi Coordenadora da formação pós-graduada em Cuidados Farmacêuticos de 2003 a 2010 e durante o ano de 2007 foi Coordenadora de toda a Formação Pós-graduada em Saúde. Integrou a Comissão Científica e Pedagógica do Mestrado em Cuidados Farmacêuticos da mesma Universidade até 2010. Foi membro fundador (2002) e Diretora do Grupo de Investigação em Cuidados Farmacêuticos da ULHT até 2010.

As participações orais em congressos, simpósios, seminários, workshops, cursos, pós-graduações e aulas de mestrado em Portugal, Espanha e Brasil ultrapassam as 300. Publicou diversos Manuais e Cadernos temáticos sobre Tabagismo, Diabetes, Risco Cardiovascular, Cuidados Farmacêuticos, Seguimento Farmacoterapêutico, Dispensação da Medicação e Indicação Farmacêutica.

Em 2010 abraçou um novo desafio profissional, criando o Instituto Pharmcare, onde assume até à atualidade as funções de diretora e formadora. Desde 2012, que é sócia e farmacêutica comunitária na Farmácia do Altinho, que é considerada “farmácia escola” na área dos Cuidados Farmacêuticos e que promove estágios internacionais nesta área.

Desde 2014 que colabora com a Revista Farmácia Distribuição, escrevendo mensalmente textos técnicos, tais como, os Protocolos de Indicação Farmacêutica e os Cadernos de Farmácia Prática.

Em 2018 lançou o seu Projeto mais recente:  Dicas da Farmacêutica, que se materializa numa página no Facebook, num perfil no Instagram e num canal no Youtube dirigidos à população em geral para reduzir a iletracia em saúde e promover a saúde.